• Rua Brasilio Cuman, 40, São Braz - Curitiba
  • (41) 3311-1010 | (41) 99671-0153
junho 17, 2020

Sentimento de vazio, Culpa e Auto Rejeição tem Solução!

by lucian15_wp11 in Uncategorized

SENTIMENTO DE VAZIO, CULPA E AUTO REJEIÇÃO TEM UMA SOLUÇÃO

Quando temos uma dor, culpa, crença limitante ou medo,  precisamos declarar isso, “colocar para fora”, para que seja liberado. 

É muito difícil se abrir e falar com os nossos entes queridos ou conhecidos, pois, nos julgamos e acreditamos que estamos sempre sendo julgados. Com isso, acabamos nos fechando e afastando as pessoas e sentimentos.

Construímos um linda fachada em frente ao nosso barraco para mostrar ao mundo, mas estamos sempre com medo de que a fachada caia e o que realmente somos seja descoberto. Enquanto “mantivermos” esta fachada,  estamos nos auto sabotando e nos auto rejeitamos

Tudo o que realmente desejamos é ser amados e apreciados, principalmente por nós mesmos. 

A falta de amor próprio, desencadeia vários desequilíbrios, como: 

  • Sensação de vazio constante, que muitas vezes são preenchidos com vícios (sexo, álcool, drogas lícitas e ilícitas, jogos, dinheiro, poder, status, estética) que nunca serão o suficiente. 
  • Toda vez que algum gatilho emocional é acionado nossa máscara cai e nos tornamos reativos e agressivos. T
  • Tendemos a dar ao outro o que gostaríamos de receber. Achamos que estamos nos esforçando ao máximo e mesmo assim não somos correspondidos. Isso acontece, porque o que estamos oferecendo são as nossas necessidades e não a do outro.

A solução para preencher o vazio, equilibrar as emoções, ter amor próprio, é o AUTOCONHECIMENTO.

AUTOCONHECIMENTO É SE LIBERTAR

Autoconhecimento é libertar o personagem e reconhecer quem realmente somos. É o melhor que podemos fazer por nós mesmos e pelos outros. 

Isso se chama PODER. O poder está no aqui e no agora, onde podemos fazer verdadeiras transformações. 

Enquanto vivermos presos ao acontecimentos do passado, ou ansiosos pelo futuro, teremos que conviver com depressão e ansiedade, pois nem no passado e nem no futuro há poder de ação, o poder está no agora

Se observarmos este mundo e as pessoas, parece que estamos vivendo um grande teatro, onde todos exercem papéis, mas todos estão ansiosos para descobrir quem são de verdade e o que vieram fazer aqui. 

AUTOCONHECIMENTO NO RELACIONAMENTO

Chegamos a este mundo sós e vamos retornar sós. Por isso o caminho do autoconhecimento é individual. 

Nós ansiamos desesperadamente por alguém para nos completar e projetamos todas as nossas misérias, querendo que sejam supridas. Isso é um barco furado! Pois não há completude em alguém. 

Muitas vezes quando conhecemos alguém esta pessoa está atuando para atender suas expectativas (faz parte do jogo da sedução e do desejo de ser amado) e você  também atua para agradar, para oferecer o que o outro quer comprar. Mas é impossível continuar atuando sempre. Na convivência a máscara cai e o que você vê e não gosta é o que o outro sempre foi. 

Cada um é o que é, a ilusão acaba, as máscaras caem e achamos que o outro mudou tanto. Se quer conhecer alguém de verdade, olhe sua essência, libere-se de expectativas, olhe para ela como é, e depois você decide se quer ser companheiro de jornada desta pessoa. Pense que ela estará ali todos os dias. Você irá acordar e olhá-la e ela será o que ela é. 

SÓ VOCÊ PODE MUDAR 

Ninguém muda ninguém. Só você pode mudar, se realmente achar que isso é necessário e te fará bem.

Quando se entra nesta jornada de autoconhecimento, você entende que muitas pessoas são nossos companheiros de jornada até um momento. Após este período, cada um vai seguir seu caminho, mas com uma  imensa gratidão e amor no coração ao período compartilhado e a experiências vividas. Não é por isso que aquela pessoa será menos importante para vocë, isso se chama RESPEITO. 

Em um relacionamento é importante também preservar a individualidade, todos estamos fazendo uma jornada, mas cada um segue o seu caminho. Se coincidir dos caminhos se cruzarem, ótimo. Mas não deixe de fazer nada que queira por que o outro não está fazendo. Esta é a sua jornada

Se você precisa se autoconhecer e acha difícil fazer sozinho, busque um terapeuta, alguém que não irá te julgar e que irá te conduzir neste caminho. Alguém que você possa se abrir e confiar, expressar todas as suas misérias/angústias (liberdade do ego) e de preferência alguém que não seja da sua convivência. 

Texto de Luciana Dal Berto Rocha : Terapeuta, Mestre Reiki,Farmacêutica Industrial,  Fitoterapeuta e terapeuta vibracional, Yogaterapeuta formada  em Ayurveda pelo AVP- Coimbatore India, formação em Cuisine Santé pelo Centro Europeu. 

One Comment

  1. ANTONIA AMARO DE SOUSA SANTOS
    dezembro 20, 2020 at 3:54 pm

    Me identifiquei em alguns pontos do texo. Muito bom.

  2. dezembro 30, 2020 at 8:30 pm

    Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

  3. Rafael Augusto Pereira
    abril 7, 2021 at 2:40 am

    Nossa foi muito util ! Muito obg !

  4. Carvalho filho
    setembro 1, 2022 at 1:54 pm

    Desde minha infância que sou humilhado e rejeitado em todas esferas da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *