• Rua Brasilio Cuman, 40, São Braz - Curitiba
  • (41) 3311-1010 | (41) 99671-0153
junho 15, 2020

Você sabia que existem alimentos que tiram a energia e causam doenças em nosso corpo?

by lucian15_wp11 in Uncategorized

Você sabia que existem alimentos que tiram a energia e causam doenças em nosso corpo?

Os alimentos são classificados em 4 grupos: Biogênicos, Bioativos, Bioestáticos e Biocídicos. Vamos explicar cada grupo de alimentos e como interfere no seu dia a dia: 

1 – Biogênicos: é o grupo de alimentos que geram vida e deveriam ser base da nossa alimentação, pois,  nos fornecem força, energia vital e energia às células. 

Dentre os alimentos estão, os germes, os brotos, grãos dos cereais, leguminosas, ervas e as hortaliças. 

As plantas, na fase do crescimento, são muito ricas em elementos que dão energia celular e vitalidade. Permitem uma correta regeneração do sistema com elementos como,  aminoácidos, enzimas, vitaminas, oligoelementos entre outros.

2 – Bioativos: é o grupo de alimentos que ativam a vida e precisam ser consumidos na forma mais natural possível, quanto menos manipulação, mais se preservam os benefícios. Dentre os alimentos estão, as frutas, hortaliças, cereais e as nozes. 

Estes alimentos também são fornecidos pela natureza e asseguram o bem estar do ser humano, trazendo vitalidade e energia.

3 – Bioestáticos: é o grupo de alimentos que diminuem a vida, seus nutrientes garantem o funcionamento mínimo do organismo e provocam o envelhecimento das células, pois não fornecem substâncias vitais a sua regeneração.

Neste grupo estão os alimentos onde a energia vital foi diminuída pelo tempo, são os alimentos estocados, que passaram por refrigeração ou congelamento, ou ainda foram afetados pelo calor, através do cozimento intensivo. Refogar os alimentos deixando-o crocante pode até favorecer a digestão.

O consumo dos alimentos bioestáticos, são resultados dos hábitos sociais e das facilidades modernas. 

4 – Biocídicos: é o grupo de alimentos que destroem a vida, que enfraquece aos poucos nosso sistema imunológico e infelizmente são os alimentos mais consumidos atualmente.

Neste grupo estão os alimentos criados pelo homem, com alto teor de aditivos químicos, elementos que pouco a pouco envenenam as células do corpo, com substâncias nocivas e/ou difícil assimilação pelo organismo.

Estes alimentos tiveram a energia vital totalmente destruída pela manipulação humana, para fins de refinamento, preparo ou conservação. 

São as principais causas para as chamadas “doenças da civilização”, tais como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e até doenças mentais como depressão.

Mas o que realmente importa, é o grau de vitalidade dos alimentos. Um determinado alimento, pode estar classificado em todos os grupo, o que muda é a forma de preparo, armazenamento e manipulação. 

Por exemplo, o trigo germinado é Biogênico, quando os grãos de trigo cru são deixados de molho em água, se tornam Bioativos. Já se bem cozido ele se torna Bioestático e se for tratado com conservantes químicos, vira Biocídico.

Outro exemplo: Se uma fruta é colhida madura ela é Bioativa. Se for estocada ou cozida ela vira Bioestática, perdendo um pouco dos nutrientes e vitalidade. Agora, se for comprada em conserva (com conservantes) torna-se Biocídica, não sendo indicada para o consumo humano. Então cuidado ao comprar uma fruta em conserva, pois na maioria das vezes não é um alimento saudável. 

Algumas dicas para ajudar você escolher qual alimento consumir: 

Foque sempre em consumir alimentos vivos (Biogênicos e Bioativos), que irão fornecer energia e promover a saúde celular. 

Evite ao máximo os alimentos Biocídicos, que trazem consigo grandes quantidades de químicos. Estes alimentos fazem o organismo trabalhar muito para se desintoxicar, levando o corpo ao stress, elevando a pressão arterial e a temperatura do corpo.

Os alimentos com aditivos químicos costumam gerar euforia, sensações agradáveis. Mas não se engane, essas sensações são seguidas por um grande cansaço, pedindo por mais, gerando uma perda de energia mental, prejuízos emocionais e psicológicos. A pessoa acha que só fica bem se consumir estes alimentos.

Cuide da sua alimentação, invista um pouco de tempo na compra e preparo de alimentos frescos, lembre que os alimentos são, nosso combustível!

Alimentação segundo o Ayurveda e os 3 Doshas: 

No Ayurveda, de acordo com o Dosha de cada pessoa, é indicado transformar o alimento para melhor digestão daquele tipo físico. 

Um indivíduo de constituição Vata e Kapha deve preferir alimentos quentinhos. Os vegetais podem ser refogados (ao dente) para facilitar a digestão, e/ou associar as massalas (mistura de duas ou mais ervas, especiarias especiais, acrescentada em preparações de pratos) para aquecer. 

Já indivíduos Pitta tem muito fogo digestivo, processa tudo com muito mais facilidade, muitas vezes até rápido demais. Necessita de uma alimentação mais refrescante e massalas que favoreçam o equilíbrio. 

Veja mais sobre a alimentação Ayurveda: http://lucianarochaterapeuta.com.br/ayurveda-terapia-curitiba/

Alimentação conforme as estações do ano: 

Levamos em consideração também as estações do ano. Tudo que é natural e cresce naquela estação, é o que o nosso corpo necessita. 

Por exemplo: Outono e Inverno são épocas de frutas cítricas, pois, nestas estações necessitamos de uma dose extra de Vitamina C, para aumentar nossas defesas e reduzir muco. 

Épocas frias são muito favoráveis para ingerirmos sopas, pois, são quentinhas. Você vai utilizar tubérculos, raízes e vegetais para dar textura e consistência, e no final quando a sopa estiver pronta, pode enriquecer acrescentando: açafrão da terra, pimenta do reino, salsinha, cebolinha, endro, manjericão, folhas de cenoura e beterraba, agrião, rúcula, melhorando o nível de sua nutrição, fornecendo calor energia vital.

Conhecer o seu Dosha, é ter o conhecimento de sua natureza física, mental e emocional. Você precisa adequar seu estilo de vida a ele para evitar desequilíbrios, melhorar a qualidade de vida, a disposição. Caso o desequilíbrio tenha se estabelecido, mudando o estilo de vida é possível recuperar o equilíbrio. 

Luciana Dal Berto Rocha 

Farmacêutica Insdustrial, Fitoterapeuta , Reiki, Yogaterapueta, Instrutora  de yoga e meditação e Terapeuta Ayurveda com com formação pelo AVP Coimbatore-Índia e  Formada pelo Centro Europeu em Cuisine Santé.

www.lucianarochaterapeuta.com.br

Instagram: yogaterapeutalucianarocha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *